Fansubs, Speedsubs e Reencoders, há lugar pra todos =)

26 Comentários

spoon

Este será o último artigo dessa campanha que pretendeu demonstrar que ainda existe qualidade nos fansubs brasileiros e que apesar do que possa parecer eles ainda estarão por aqui durante bastante tempo. Este último artigo é dedicado a explicar exatamente o que foi essa campanha e o que pretendemos no futuro como fansubers.

A realidade é que hoje em dia no Brasil e no resto do mundo os speedsubs e os reencoders são bem conhecidos, conquistaram o seu lugar junto dos fãs mas isso não significa que sejam rivais dos fansubs. Mas o que é propriamente um speedsub e um reencoder? Entendemos por speedsub um fansub que prioriza a rapidez acima da qualidade e que tenta sempre lançar um episódio legendado horas depois de este ter sido emitido no Japão. Apesar desta explicação muitos ainda associam a palavra speedsub a um fansub ruim, mas isso não é verdade. Um speedsub faz o melhor dentro do menor tempo possível. Como têm que lançar rápido, normalmente lançam sem karaokês e sem types bonitinhos, fazem um encode bem rápido e sem filtros e a legenda normalmente passa apenas por uma revisão rápida. Acontece que vai sempre sair com alguns erros porque os fansubbers não são profissionais e o tempo que têm não é suficiente para apresentar um trabalho impecável.

Por outro lado temos os reencoders que são muito famosos no Brasil. Reencoders são grupos que se dedicam a pegar os animes dos fansubs e diminuir o seu tamanho reencodando o video e diminuindo a sua qualidade. Como maioria dos Brasileiros tem uma internet ruim muitos otakus têm que recorrer aos reencoders. Tem fansubs que odeiam os reencoders pois estes usam seus episódios sem autorização e muitas vezes sem dar crédito para o fansub. Apesar disso tem bastante reencoders que dão crédito e até pedem autorização para usar os episódios.

Mas se os Fansubs, Speedsubs e Reencoders têm o mesmo objetivo por que não se dão bem?

Boa questão… Pretendemos que quem estiver lendo isso pense nesse asunto. A nosso ver é possível todos existirmos e até em alguns casos colaborarmos. Apesar de raras já vimos parcerias entre speedsubs e fansubs, e entre reencoders e fansubs, então isso mostra que é possível coexistirem e se respeitarem.

Essa campanha foi criada devido aos sucessivos ataques dos speedsubs aos sites dos fansubs. Juntámo-nos e decidimos que estava na hora de fazer algo em relação a isso, mas em vez de respondermos da mesma moeda decidimos mostrar que o nosso trabalho é importante e hoje queremos dar tréguas e mostrar que podemos existir sem haver guerra entre nós. Obviamente não é fácil sempre concordarmos em tudo mas acho que se todos seguirmos algumas regras básicas será possível isso.

O principal motivo de esses três tipos de grupos não se darem bem é porque sempre tem interesses monetários por detrás disso além de orgulho e vontade de ser famoso no cenário otaku. Tem alguns grupos que fansubam pelo simples objetivo de ganhar dinheiro, aplicando links vip, dessa forma ganham dinheiro com um trabalho que nem é deles. Como amantes de animes repudiamos esse tipo de atitude, portanto deixamos um conselho a todos os otakus, se o grupo de onde você baixa cobra algo pelos seus lançamentos, deixe de baixar de lá pois está dando dinheiro a quem apenas pegou um episódio de um anime que nem é dele e faz lucro com isso. together_forever

Passos importantes para que todos possam se dar bem

Aqui deixarei alguns passos que fansubs, speedsubs e reencoders devem dar para que melhorem o cenário otaku atual e que este se torne mais saudável e divertido.

Fansubs

Sempre dêm prioridade à qualidade, normalmente os fãs optam pelos nossos lançamentos devido à qualidade. Então se está simplesmente pensando em ser o primeiro a lançar, talvez seja melhor repensar a sua politica e qual seu objetivo em fansubar. Além disso aconselhamos sempre a olharem o que os outros fansubs vão fazer por forma a evitar oversub de algum e eventualmente ninguém dar atenção para o seu trabalho. Façam parcerias, sim isso mesmo aproveitem que tem outros fansubs querendo fazer o mesmo projeto e fechem parcerias, irão se divertir muito mais e acreditem que o trabalho será bem superior, além disso irão criar novas amizades e no futuro poderão até ajudar em caso de necessidade. Por ultimo pedimos que que percam o preconceito em relação aos speedsubs e reencoders, muitos deles têm o mesmo objetivo que nós e amam animes assim como nós, então sejam mais legais com eles e respeitem o seu trabalho.

Speedsubs

Pedimos aos speedsubs em primeiro lugar que deixem de importunar os fansubs, nós já mostramos e comprovamos que não buscamos glória ou o lugar de vocês. Sabemos perfeitamente que a maioria dos fãs irão pegar as suas versões, então já que estão nesse lugar ao menos deixem os fansubs serem felizes ^^. Pedimos também aos speedsubs que buscam lucro com isso que parem de cobrar por links vip e encontrem outras alternativas para suportar os custos dos servidores como doações. Existem muitos speedsubs grandes que sobrevivem sem links vip e apoiam até os fansubs. Por último pensem nos fansubs como os caras que têm o trabalho de aprimorar um episódio e evitem guerrinhas com a gente pois queremos paz xD.

Reencoders

Em primeiro lugar ao usarem episódios de outros grupos por favor deem crédito para eles. É muito comum pegar animes de um reencoder e nem sequer sabemos qual foi o fansub ou speedsub que fez ele. Muitos fãs ainda acham que são os reencoders que fansubam os animes porque tem muitos que ainda não dão crédito para os grupos que tiveram o trabalho. Evitem também fazer reencodes em RMVB ou com uma qualidade ruim demais, tem muito fã por aí que fica com uma ideia errada de um anime devido à qualidade ruim que alguns reencoders estão lançando. Por último seria bom pedirem autorização ou avisarem os grupos que vão usar os seus projetos, claro que é só uma sugestão e não são obrigados a fazê-lo mas tem muitos grupos que não aceitam isso então respeitem a opinião deles e lancem apenas de grupos que sabem que não irão reclamar, desse jeito vocês deixarão uma boa imagem e quem sabe podem até mudar a opinião dos grupos que não gostam dos reencoders.

Otakus

Sim vocês mesmo que não fazem parte de nenhum grupo e seu único propósito relacionado com animes é assistirem até cairem pró lado xD. Apoiem os grupos que vocês mais gostem, comentem, façam doações, ofereçam ajuda ou o que for necessário, sejam eles fansubs, speedsubs ou reencoders. Se quiser reclamar tente evitar fazê-lo através de comentários e entre em contato com a staff do grupo, muito de vocês adoram xingar quando algo corre mal mas se lembrem que o pessoal faz isso de graça e por diversão, então é normal acontecerem contratempos. Sejam pacientes e se algo em um grupo não agrada mudem para outro, felizmente tem muitos fansubs por aí, não precisa xingar um grupo só porque não faz karaokês ou porque não lança rápido, usem o AniDB, o AnimeBlade, o AFBR, o AnimeCodexNetwork, ou até o Google e encontrem grupos novos e que sejam do seu agrado. Por último pedimos que divulguem o trabalho dos grupos de vocês gostam, ajudem o cenário otaku do Brasil a crescer, partilhe o que há de bom nos grupos Brasileiros e ajudem eles a crescer e se tornarem melhores.

E agora que a campanha terminou o que vai acontecer?

É difícil responder a isso mas a verdade é que desde que a campanha começou houve algumas melhorias no cenário. Os fansubs deixaram de ser atacados, os fãs deixaram de reclamar tanto e começaram a dar valor ao trabalho dos fansubs e no geral os fansubs ficaram mais próximos. Novas parcerias foram criadas, novos contatos foram feitos e conhecimentos foram partilhados. Após o término dessa campanha iremos criar um Wiki com todos os artigos que postámos e iremos até criar novos artigos para os novos grupos que estão nascendo e querem aprender. Para o ano prometemos voltar com uma nova campanha, com um lema diferente mas com o mesmo objetivo, para quem não percebeu o nosso objetivo foi sensibilizar os grupos e os fãs que há melhorias a serem feitas e que todos juntos podemos transformar o cenário otaku Brasileiro em algo extraordinário.

Queremos agradecer a todos os envolvidos nessa campanha, mais de 20 pessoas de vários fansubs ajudaram com informação, artigos e tirinhas. Além dos fansubs que apresentamos houve outros fansubs ajudando nas sombras e a esses agradecemos o esforço. Obrigado aos speedsubs e reencoders por respeitarem a nossa campanha, foi incrível como perceberam o nosso objetivo e nos respeitaram sempre até ao final. Por último obrigado aos fãs, sim vocês ajudaram a divulgar essa campanha e tornaram um sucesso pois ela foi falada em todos os lugares possíveis. Obrigado e até breve!

Goku.Ep.192

Anúncios

26 pensamentos sobre “Fansubs, Speedsubs e Reencoders, há lugar pra todos =)

  1. Aproveitando o momento…
    Já tem a lista dos fansubs que aderiram ao movimento? Sempre vou tentar baixar coisas deles ao invés de outros sites.

  2. só eu senti falta do fansub mais conhecido?!?!? ANSK, cadê você aqui!?!??!
    ótimo palavras nesse artigo, gostei bastante das filosofias apresentadas aqui, isso mostra maturidade que precisa ser colocada em pratica já, antes de ficamos sem fansub. Parabéns á todos envolvidos!

    • ANSK? rsrs… Até parece que eles que não gostam nem dos usuários leigos do tracker/irc deles vão vir aqui falar algo em prol da cooperatividade entre os fansubs… Se isso vier a acontecer, algum dia, pode acreditar que o mundo está perto do fim.

  3. Foi muito bom acompanhar essa campanha até o fim, respeito tanto reencoders,speed subs e fansubs pois baixo em todos quando não encontro em fansubs passo para speedsubs onde acompanho alguns animes e para reeencoders quando não acho em lugar nenhum isso mostra que todos oferecem o que podem da própria maneira e que não há motivos para desavenças.
    Agradeço a todos os fansubs, speedsubs e reencoders por tudo que fizeram afinal é por causa deles que comecei a ver animes onde comecei pelos reencoders como ambient animes onde baixei vários depois passei para animakai onde acompanho até hoje e vários fansubs já conhecidos que fazem trabalhos excelentes onde acompanho animes que considero muito bons no qual deve ser assistido na melhor qualidade possível.

  4. Republicou isso em Hacchi Fansube comentado:
    E a campanha terminou…

  5. Muito bom artigo, com certeza se todo mundo, em vez de criar desavenças, ao menos apoiar o trabalho seja com criticas construtivas ou financeiramente (quando possível) seria ótimo!

  6. Republicou isso em Koisuru Fansube comentado:
    E chegamos ao último post da campanha ^^

  7. Republicou isso em Shinonome.

  8. Concordo com boa parte do que está escrito aqui, porém, não devemos esquecer uma coisa importante. Por que os reencoders precisam “respeitar” os fansubbers que não querem seu trabalho postado lá sem autorização visto que eles também usam os animes vindos das editoras japonesas sem o consentimento das mesmas?

    • Não que isso dê qualquer autoridade sobre o anime, mas talvez esses fansubbers não queiram ver suas legendas com qualidade de vídeo diminuída. E como todo esforço envolvido na criação da legenda veio deles, o respeito seria basicamente pelo próprio trabalho.

  9. Concordo com boa parte do que foi dito, mas na questão de sites de reencode terem que pedir permissão é de mais! Até porq, não é de fã pra fã? Ou vocês querem lucrar algo com isso? Reconhecimento já lhes é dado. Inclusive, vcs colocam o nome do fansub dentro do próprio episódio, não tem essa de “não saber que fansub fez”. É certo dizerem que pegaram do fansub X, mas não de ter que pedir permissão, fansubs não pedem permissão para os estúdios japoneses para traduzirem seus episódios.

    • É apenas uma sugestão, assim evita criar tensões entre fansubs e reencoders, como falamos “desse jeito vocês deixarão uma boa imagem e quem sabe podem até mudar a opinião dos grupos que não gostam dos reencoders.” Não precisam levar tanto a peito essa questão. No mais alteramos o texto para parecer menos ofensivo. =)

  10. Alguem sabe algum lugar em que eu possa ver one piece sem ser pelos “speedsubers” ?, só havia lido o mangá e me interessei pela animação. Os unicos lugares que eu acheilançam o episódio depois de algumas horas que foi ao ar no japão. Não sei se a qualidade principalmente da legenda é muito boa.

  11. Republicado no Eternal Animes.

  12. Como diz aquela velha frase “Respeite para ser Respeitado!” acho q só assim pode ter certa paz entre os grupos citados.

    Sobre os sites de Reencode eu acho legal o trabalho q fazem pelo fato d ajudar bastante pessoas q preocuram qualidade na legenda mais q tem internet fraca. E gente qnd dizem pedir “permissão” vcs levam muito no pé da letra, ñ quer dizer q vai ser necessário ir em todos os grupos pedir consentimento (sendo q nem iram fazer isso msm), afinal a maioria dos Subs já informa na própria faq! q autoriza a distribuição, mais ainda tem alguns grupos (bem poucos) q pedem para ñ reupar seus arquivos, aí sim acho legal entrar em contato com o Sub pra ñ rolar estranhezas.

    E sobre a campanha foi bem legal desde inicio e ainda tive o prazer d conhecer um poquinho sobre esse hobbie q eu admiro muito, só sentir falta d posts sobre a história d outros grupos t.t

    E q viva a qualidade /o/
    ps: um comentário agradecendo mata ninguém =P

  13. Obrigado a todos que gastam parte de seu precioso tempo em um hobby que amo tanto, espero que um dia todos os fãs (digo todos mesmo!) os respeitem da forma que vocês merecem, e isso vale para min mesmo, pois não é todas as vezes que agradeço sou grato de coração, sem vocês nem teria visto 1% do que já vi (e nem com a mesma qualidade).

  14. Achei essa campanha sensacional, obrigado pelo ótimo trabalho de todos vocês.
    Eu já tinha uma noção do grande trabalho, mas diante de tudo o que foi dito percebi que é ainda mais do que eu imaginava. A parte da doação eu meio que senti como um indireta para mim rs, mas é meio complicado quando você ama o trabalho de tantos fansubs ter que doar para todos, mas ainda assim me sinto culpado por não faze-lo, mas essa é uma questão pessoal minha kkk, de qualquer forma, eu sou fã de todos vocês, pois sempre estou usufruindo de ambos, speed, fansub, e reencoders se não estou o fiz em algum momento, então obrigado. E para finalizar, não sei se foi apenas eu, mas ao final do post, eu senti como se fosse o ultimo episodio de um anime e o final foi dos melhores, todos ficaram bem e a partir dai, muitos fansubs, speeds, e reencoders nasceram e o mundo se tornou um lugar melhor, ou algo assim rs

    E viva a qualidade!

  15. E viva a qualidade!

  16. É com o pesar dos pesares que esta magnífica campanha infelizmente chega ao fim.

    Meikai-Animes, um dos sites “tão odiados” de reencoders, fez a sua parte compartilhando na nossa página do Facebook as matérias que aqui foram sendo feitas, tendo em vista o nosso reconhecimento a qualidade do trabalho dos Fansubs e tendo sua merecida divulgação para o conhecimento de uma maior parte dos fãs, que é um caso verídico até hoje, alguns fãs acharem que o site de reencoder é o responsável pelo o trabalho realizado com o anime.

    Eu, Dark, na minha opinião pessoal, concordo totalmente com o que foi escrito nesse post, onde pode ter lugar para todos nesse “mundo sem fim” que é a internet, bastando apenas utilizar uma ferramenta: O diálogo. Digo isso por que eu realizei o trabalho de sair entrando em contato, trocando emails e/ou mensagens de Fansub por Fansub, afim de esclarecer que levamos projetos dos mesmos e que gostaríamos de deixa-los cientes disso, assim também como fechar a velha e boa parceria, para que o nosso trabalho possa não parecer tão macabro e traiçoeiro como muitos pensam. Fui recebido/respondido de uma forma educada por todos, inclusive por aqueles que não são fãs dos sites de reencoders, mas mesmo assim não deixaram de dialogar e nem por isso deixamos de divulgar os mesmos com os famosos “buttons” (além de outras menções no site e arquivos), mesmo não nos apoiando, os Fansubs merecem seu devido respeito e credibilidade pelo trabalho realizado.

    Parabéns a todos! Fansubs, Speedsubs e reecoders. Que possamos cada um da sua forma levar ainda mais animes para essa leva de fãs que só tende a aumentar.

    Dark
    Meikai-Animes
    http://www.meikai-animes.net

    PS.: Segue email de contato para qualquer coisa, estamos a disposição de todos! contato@meikai-animes.net

  17. Baita campanha!! Todos os envolvidos estão de parabéns!!
    Sem dúvida, mesmo que algumas coisas se mantenham ruins, esta campanha serviu para “ajudar a pavimentar melhor” o caminho dos fansubs em relação à esses atritos.

    Eu ri de uma coisa. Foi exatamente comentado sobre oversub, e é o que está acontecendo nessa temporada com SAO II e Sailor Moon. Mesmo com parcerias, conseguiram o marco de ter mais de 8 fansubs no mesmo projeto, enquanto que “Mobile Suit Gundam-san” não tem nenhum. Espero que isto (o texto, a campanha, e meu comentário), sirva de exemplo para que melhorem esse cenário, pois fiquei muito desapontado quando vi isso, como fã do trabalho de vários fansubs.

    No mais, vida longa à coletividade. Essa pergunta “porque não se ajudam, se tem um objetivo em comum”, é a mesma que a humanidade se faz, e aqui é apenas um nicho onde vemos nós representamos esse papel ridículo como “seres evoluídos” (que dizemos) que somos.

    Mas cada mudança pequena, somada com tantas outras, trazem prosperidade, e assim espero que a campanha tenha tido êxito, e que isso se propague.

    Um abraço!

  18. Muito bom, trabalho em uma equipe de reencoders e sempre priorizamos qualidades, diferentemente da maioria como dito no post que pegam o trabalho do fansub e não colocam os devidos creditos, sempre colocamos e sempre colocaremos acima de tudo e não cobramos por nada, fazemos isso porque gostamos e queremos que pessoas que não tem uma internet boa tenha acesso aos animes, então eu agradeço ao trabalho dos fansubs que passam todo seu tempo dedicando a fazer um trabalho bonito, admiro isso. \o Obrigado minna!! Vamos melhorar o cenario de fansubs, speedsubs e reeconders.

  19. Republicou isso em Katawa+e comentado:
    uma verdade…. vale a pena conferir Hater-san

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s