Typesetting – Alguém sabe o que está escrito naquela placa?

9 Comentários

Hoje o post é sobre typesetting. Será que vocês sabem como ele é feito?
Se não, não tem problema, pois o post vai explicar isso! XD

O que é

Tipografia, ou typesetting, ou typersetting, ou types, typedkjessjhdzbjhd jzd vdj zjd vjhd vjdzh dhj vjhd vzj, ou qualquer coisa do gênero é o trabalho de design de fontes (sim as vezes é preciso apesar de poucos fazerem), localização e criação de trechos de imagens animadas que se adaptem a cena do vídeo onde algum livro, placa, balão de texto, logotipo, entre outros, precisem de uma tradução. Existe também a variação para animação de algumas falas da legenda, como por exemplo, quando algum personagem grita o nome de seu ataque especial, a legenda aparece com uma animação semelhante ao poder. Hoje isso não é algo comum de se ver, mas ainda existem fansubs que o fazem.

mushrambo

Onde é feito

A tipografia pode ser feita em qualquer programa editor de texto. Sim, você leu certo, pode ser feita em qualquer programa editor de texto, isso inclui Bloco de Notas, Notepad++, Word etc. “Mas e o Aegisub e o AFX?”. Calma vamos chegar lá. ^^
É claro que fazer uma type, e ainda uma type de boa qualidade em um simples editor de texto não é algo fácil, mas pode ser feito caso você tenha muita experiencia na área e na forma que um arquivo de legendas .ass funciona. Como o post não é um tutorial não vou seguir explicando como se da o processo mas pesquisem e comprovem vocês mesmos. 😛
Passando para a parte “fácil” das coisas, vamos falar sobre editores de legendas profissionais (?).

Dentro do universo dos fansubbers, dois softwares dominam a criação de types e karaokês, são eles o Aegisub e o AFX. Alguns preferem o bom e velho Aegisub, outros preferem a praticidade do AFX, outros preferem fazer tudo na unha com editores de texto, e outros preferem não fazer porra nenhuma. (né speeds?! :P)

No AFX é possível fazer types com movimentos, brilhos e os mais diversos efeitos rapidamente e com poucos cliques, por isso ele é muito usado atualmente, principalmente pelos fansubs gringos que trabalham com o softsub.

Mas por que ele é tão usado?

Como dito, ele é rapido, preciso, e tem ainda mais uma vantagem. Ele gera blocos de linhas sincronizadas quadro-a-quadro com o vídeo, assim, mesmo com o softsub os PCs mais fracos não sofrem tanto na hora de reproduzir um vídeo. Por esses e outros motivos ele é uma boa, mas é um software pago, então você tem que ‘manjar dos hack muleq’. XD

aegisub
Ainda assim temos o Aegisub, um software gratuíto, leve e que não da tretas. ^^
Nele você usa algumas tags para criar seus efeitos, e se você manjar mesmo da coisa, consegue por exemplo, em uma unica linha, criar uma type que precisa de 300 no AFX.

Mas então ele é melhor, não?!

Sim (pelo menos do meu ponto de vista XD), mas ter apenas uma única linha pode não ser vantajoso caso você use softsub. “Por que?”, porque isso significa que seu computador tera que processar várias e várias tags e as exibir de uma só vez, e isso consome muitos recursos de seu processador que por vezes não da conta de fazer todo o trabalho e o resultado disso é: a linha não aparece.
O problema é simples de resolver, basta fazer um encode em hardsub. 😀

aegisub_fma
O que você precisa para se tornar um Typesetter

Primeiro, ter uma noção de design pois não adianta manjar de tudo e na hora de criar sua fonte ou type fazer algo que nem se pareça com o original. :s

Escolher com qual programa irá trabalhar, e aprender o máximo sobre ele.

Conhecer, e saber usar todas as tags aceitas pelo VSFilterMOD.
OBS: o VSFilter é o responsável por “entender” o que uma tag quer dizer. Existe o VSFilter (versão mais antiga) e o VSFilterMOD (versão mais recente). O Ideal é utilizar o VSFilterMOD sempre, pois ele ofereça algumas tags adicionais que ajudam muito na hora de criar seus types/efeitos de karaokê, como por exemplo a tag “distort” que distorce o texto. Essas tags não são suportadas pelo VSFilter anterior, por isso se for utilizar o VSFilterMOD não se esqueça de avisar o responsável pelos encodes de usar ele também, senão vocês terão umas boas dores de cabeça. XD

E por fim, uma pasciencia quase infinita para fazer, desfazer e refazer várias vezes até que tudo esteja perfeito. Também é bom reservar um bom tempo pra isso porque não é algo que você possa fazer rapido.

assdraw
Para quem gosta de ir além, também é legal conhecer e dominar o AssDraw3. É uma ferremanta que vem junto ao Aegisub, e pode ser acessado no menu superior dele.
Com ele você consegue criar formas para serem utilizadas dentro de seus scripts de legendas. Basta usar a tag “p1” ou “p2” ou “p3” etc, seguida dos códigos gerados pelo programa.

fma

No mais, espero que tudo tenha ficado claro para todos.
Agora quando você for ver um anime e ver aquele belo logotipo na abertura, vai saber que alguém quase morreu pra fazer ele. Então respeito hein galera! XD
Tenham um bom fim de domingo, uma boa semana e força porque amanhã é segunda e não é fácil pra ninguém! :s
Fui! o/

Anúncios

9 pensamentos sobre “Typesetting – Alguém sabe o que está escrito naquela placa?

  1. É bom ter “pasciencia”XDDD
    Mas tirando as zueiras, em breve quero ir para campo de Typer e Karaokê, por enquanto vou ficar só com tradução e revisão mesmo, mas série interessante ter um tutorial, seria bem instrutivo=)

  2. Mais um bem legal, cada vez mais respeito vocês (Fansubs).

  3. A melhor frase do texto:
    ” Alguns preferem o bom e velho Aegisub, outros preferem a praticidade do AFX, outros preferem fazer tudo na unha com editores de texto, e outros preferem não fazer porra nenhuma. (né speeds?! :P) ”

    Principalmente o final, ri muito aqui kkk
    Toma: “/%6ghsgsh” e tambem “ggsh62’%” e tambem “hs-/26?” e etc……

  4. Bom, Eu sei que aq tem adms de fansub concerteza. bom se alguém que seja gente boa é que possa compartilha tutoriais pra mim de encode td que um fansub faz, ficaria agradecido pelo simples fato de se manter informado até pq nem td é pra sempre. bom quem for gente boa manda uns tutoriais aeee vlwss!…

  5. Amei o post… simplesmente amei… *.* …
    Já dá pra aprender alguma coisa… ^_^
    E concordo em gênero, número e grau… :- ” Alguns preferem o bom e velho Aegisub, outros preferem a praticidade do AFX, outros preferem fazer tudo na unha com editores de texto, e outros preferem não fazer porra nenhuma. (né speeds?! :P) ”

  6. Republicou isso em Koisuru Fansube comentado:
    E o post com um de meus nemesis, o typesetting o/

  7. Faz muita diferença um typedkjessjhdzbjhd jzd vdj zjd vjhd vjdzh dhj vjhd vzj, deixa o anime mais “bonito”, além de vc entender o que está acontecendo na cena, com a placa, balão, tela do cel, na tv… e etc!

    Ótimo post como sempre o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s