Conhecendo os Fansubs Brasileiros: TNNAC

25 Comentários

Fala galerinha bonita! Depois de alguns dias sem nenhuma atividade, nós estamos voltando com as atividades da campanha e para animar a todos, nada melhor do que um post sobre um dos mais antigos fansubs brasileiros. Confiram abaixo o texto sobre o TNNAC! Uma boa leitura a todos.

tnnac

Primeiramente iremos à raiz dos primeiros passos do subber, no final dos anos 90, época áurea dos fansubbers de fitas de vídeo, foi onde o primeiro projeto e fase de testes do fansubber. The Legend of Lemnear foi legendado em um vídeo de qualidade ruim e dublado em inglês(Tosco? Nem tanto… Antigamente era dificílimo achar raws japa e de qualidade). Muito tempo se passou, fato que até o original legendado se perdeu. Depois de alguns anos, veio a idéia de conseguirmos um anime direto do Japão e legendá-lo. Foi o olho da cara, mas tínhamos em mãos os DVDs de Golden Boy. Felicidade! Felicidade! Mas não sabíamos japonês fluentemente para fazê-lo e depois de tentarmos os subbers de fitas, conseguimos que o OMDA o legendasse. Ótimo! Mas a idéia do subber morreu e só voltou por volta de dois anos depois. Já com os subbers de fitas definhando e os fansubbers digitais chegando ao auge. Começamos na raça e coragem. Na época, o conhecimento sobre legendagem era monopolizado por poucos e quem fosse começar, começaria do zero absoluto. Nossa estréia foi na MegaExpoanime de Goiânia com Bastard!! e El Hazard ovas. Tínhamos como meta, chegar até o release 100 e parar; mas posteriormente passou a ser 1000. Passamos por muitos altos e baixos pra chegar finalmente aos mil releases. Mais baixos do que altos… XD
São raríssimos os subbers no Brasil que conseguiram sobreviver por mais de 5 anos e mais raros ainda os que conseguiram chegar aos 1000 releases.
Agora com relação ao presente, o hoje. Eu, rikubens, admin do fansubber TNNAC desde o primórdio e blá blá blá blá… Já fiz tudo o que podia? O TNNAC já deu o que tinha que dar? Não seria melhor fechar as portas? Pensei seriamente em finalizar as atividades no release 1000. Mas fato que não ocorreu. Pensei seriamente em acabar no release “The Legend of Lemnear”. Algo mais romântico, algo como em Lemnear nasceu e com Lemnear chegou ao fim. Mas percebi que é muito clichê. XD
Apesar dos meus 31 anos, acredito que ainda tenho fôlego pra trabalhar. Sobre a próxima meta, só o futuro dirá. Não vou dizer que serão 1100, 1500 e nem 5000. Uma coisa ninguém pode nos tirar, independente de qual destino nos aguarda no futuro, o TNNAC já faz parte da história dos subbers no Brasil.
Finalizando… o subber Tchã-Nã-Nã Anime Clube ainda terá muito a acrescentar à história dos subbers no Brasil. Agradeço, em nome do TNNAC, a todos que estão com a gente até hoje, seja acompanhando nosso trabalho ou que tenham ajudado direta ou indiretamente. Vida longa para este subber que tanto amo. \(*.*)/

E é isso ai pessoal, por hoje é só. Amanhã tem mais! 😉

Visitem: TNNAC

25 pensamentos sobre “Conhecendo os Fansubs Brasileiros: TNNAC

  1. Uma vez enquando realizava minhas várias buscas diárias a procura de animes vi um pouco sobre esse fansub, mas nunca soube nada sobre a sua história (que parece ser longa). Esse Tchã-Nã-Nã Anime Clube é sério mesmo?

  2. muito legal 😀

    podiam colocar os links dos fansubs no topico 😀

  3. mals pelo comentario duplo xD

    eu pensei que só iam falar sobre fansubs ativos … não pensei que ia falar dos que ja fecharam mas deixaram muitos animes bons para todos os fans de animes do brasil.

    gostei bastante do post 😀

  4. Este era para ser um dos posts que eu mais aguardava, mas é uma pena que sejam as mesmas palavras do post do fansub em sua despedida em 2009. Vocês não conseguiram contato com o Rikubens?

    TNNAC é um dos fansubs brasileiros que eu tenho muito carinho, pois acompanhei muitos trabalhos deles no início da minha vida de admirador de animações japonesas legendadas por fansubs (há quase 10 anos atrás). Mesmo assim, é muito bom ver este post lembrando sua história para os mais novos que não o conhecem.

  5. Eu fui do fansubber por mt tempo. Um dos fundadores e e tal. Mas, antes de ser fansubber, o TNNAC foi e ainda é um clube de amigos que gostam de animação japonesa.
    O clube ainda existe. Mas boa parte dos membros já estão casados e com filhos. Inclusive o próprio Rikubens. Já fansubber acabou justamente pela falta de tempo do pessoal.
    Aproveitem o site do TNNAC enquanto esta ativo. Nunca se sabe quando pode acabar.

    Abração

    Raw hunter, Lords_of_Acid

    Ah! Os DVDs do Golden Boy estão comigo. Hehehehehe

    • Fala cara, eu sou o heNan, e entrei no TNNAC em 2006, queria rever essa galera. Sempre combinávamos de juntar a equipe, e a equipe sempre se reunia no ANIME FRIEND em SP…. Acho que em 2007 e 2008.
      Caso veja o rikubens, manda um abraço…

      Manda notícias….
      Abraço

  6. Ah, bons e velhos tempos dos Fansubers de fita… Lembro que eu tinha quase 200 fitas de animes, não sei o que fiz com elas! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. No proximo post falem do Nadja Applefield um dos fansubs atuais que mais Legendas e dá chance para os Animes Classicos , ele mereçe apareçer por aqui

  8. Nossa, esse é das antigas mesmo hehehehe
    dos animes que vi do sub eu vi em sites de rencode, na época n conhecia os subs em si xD
    mas é muito bom isso, não só post de subs em atividades mas de subs que fizeram parte da história dos subs brasileiros ^-^
    ótimo post o/

  9. pqp chega quase me emocionei aqui *u* qnd conheci o TNNAC ele já tinha parado suas atividades, mais tive o prazer de ver o trabalho deles em animes como o Rurouni Kenshin q é simplesmente o meu anime preferidooooooooooooooooooooooooo sério o trabalho d vcs era excelente, um dos melhores q já existiu no meio Br e ainda fizeram o meu 4° preferido, o maravilhoso Slam Dunk e acho incrível o site até hj está on e até msm os mirrors estarem ainda funfanfo *o* Então nunca tive oportunidade de dizer isso antes, mais eu agradeço de coração pelo trabalho q essa staff maravilhossa da TNNAC fizeram.

    Essas palavras do Rikubens podem ter sido escritas em 2009 sobre fazerem parte da história, mais realmente continuam e sempre serão um pedaço dessa história dos Subs Brs e pra terminar só digo:
    # Tchã-Nã-Nã Anime Clube /o/

  10. Da TNNAC só ví Golden Boy e Onegai Twins, mas a contribuição deste fansub para com a comunidade otaku brasileira é muito maior que só isso.
    Valeu TNNAC!

  11. eu sempre semprei que o tnnac ja tinha morrido t-t voltem D:

  12. Já passei muito tempo no canal do TNNAC baixando anime… bons tempos.

  13. Eu lembro desse sub quando entrei no mirc. Faziam um bom trabalho naquele tempo.
    Mas pow… vim ler sobre os subs de qualidade atuais e vejo uma news de despedida copiada de um sub que morreu a muitos anos. Eles nao vivem os problemas dos subs de hoje.
    Pow… falem dos subs que estão na campanha, os atuais de qualidade.Que lançam coisas. Não tem outros na campanha?
    Desclpa a critica, é minha opinião.
    Flw!!!
    Vlw TNNAC. deram uma grande contribuição ao mundo dos subs.

  14. quando eu vi TNNAC primeira coisa que passou pelo minha mente foi “esses caras ainda estão vivos!!?”.
    Parece que depois de 10-11 anos achei o culpado por me fazer cair de vez na cultura otaku…porque foi Golden Boy legendado pela OMDA que me fez rir e gostar tanto dos personagens, que acabei procurando mais e mais animes para assistir. na epoca era aquele discador da POP com acelerador de download que levava a noite toda pra baixar.

  15. Fui revisor de texto no TNNAC há uns 10 anos!

    marreco

  16. O TNNAC fez um favor pra muitos otakus pegando séries da época do VHS e fazendo em versão digital. =)
    Eu era da época do VHS e fiquei contente de achar na página do sub séries que eu tinha visto em VHS e que por incrível que pareça, mesmo tendo passado tanto tempo, nunca tiveram uma versão em DVD oficial.
    Triste Brasil… =(
    Mas que bom saber que oficialmente o fansub não acabou!
    Ganbatte, caras! o/

  17. Eu fiz parte da TNNAC, queria rever essa galera. Se tem alguém aqui, se pronuncie…

    RIKUBENS, cadê você? hehehe

    heNan

  18. TNNAC… poutz, passei muito tempo sem saber o que significava tal sigla, assim como a do OMDA…rsrsrs
    Não sei muito o que dizer… TNNAC = clássico. E realmente é uma fansubber que já entrou para a história do Brasil. Sua contribuição para nós fãs de animes foi imensa. Não há muito o que dizer, além de agradecer. TNNAC, uma pena você ter ido, mas muito obrigado por você ter existido. =)

  19. Que da hora encontrar o pessoal do fansub aqui! Eu foi revisor do TNNAC durante pouco tempo, mas foi uma experiência muito boa! Abraços.

  20. TNNAC tem uns dos melhores trabalhos do Brasil, esses Fansubs novos tem muito level pra upar pra chegar no nivel de vocês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s