Unidos Pela Qualidade!

77 Comentários

 

Anime-sarafenix-35238501-1280-800

Oficialmente está iniciada a campanha Unidos Pela Qualidade. Campanha que contará com o apoio de vários fansubs que serão divulgados a seu tempo e que contará com todos os otakus(fãs de anime) Brasileiros para poder ser divulgada pelo maior número de pessoas. Unidos Pela Qualidade tem apenas um único objetivo que é informar, esse blog apenas servirá para divulgar informações sobre o que é um fansub, o que ele faz, e acima de tudo o quão importante é a qualidade do trabalho de um fansub. Essa campanha terá a duração de apenas um mês, no qual todos os dias terá um post novo aqui e várias pequenas postagens na página que criamos no facebook.

Quantos de nós já não foram no google na busca de um anime bom pra assistir, escolhemos o anime e depois vamos na procura dos episódios pra assistir. Depois de alguma procura achamos os episódios num site que nunca tinhamos visto antes e que nem menciona quem forneceu as legendas ou como foram feitas, na falta de outra fonte acabamos baixando os primeiros episódios lá do site desconhecido. Acabamos de baixar e vamos assistir, primeira coisa que vemos é uma imagem pixelada e sem cor, estranhamos mas pode ser problema do player ou dos codecs e continuamos assistindo. Um pouco mais e na abertura vemos que não tem nem uma mera tradução da música que tá passando, pensamos que não tem problema pois queremos é ver o episódio. Passados uns 5 minutos percebemos que algo está errado, o personagem falando pra uma garota e na legenda está no gênero masculino, aí pensamos “Será um cara?!” O tempo passa e percebemos que afinal é mesmo uma garota pois nas outras frases o gênero está no feminino, além disso começamos a notar erros ortográficos e fica difícil prestar atenção com esses erros aparecendo várias vezes. Como se não bastasse, os personagens entram num bar com uma placa enorme escrita em Japonês, e como ninguém falou o nome do lugar ficamos até ao final do episódio sem saber onde eles foram.

legendaruim2

Resumindo perdemos 1h inutilmente, 20 minutos pra achar o episódio no google, 15 minutos pra baixar e 25 minutos assistindo. Com tanta coisa errada no episódio nem prestamos atenção na trama e perdemos o interesse no anime. Meses depois descobrimos um site se intitulando de “fansub” que tem o mesmo anime completo pra baixar, pegamos de lá o primeiro episódio e a magia acontece. De início vemos um baita Karaokê muito bonito, e ficamos cantando a abertura, o vídeo tem uma qualidade ótima e cheia de cor, as legendas são tão boas que esquecemos que estamos lendo elas e finalmente descobrimos que eles foram num “Hostess Club” e ainda ficamos sabendo o que isso é através de uma nota na legenda. Sabem o que acontece a seguir? Voltamos no tal “fansub” baixamos a série toda e assistimos tudo em uma só noite. Finalmente vamos dormir, mas com um grande sorriso na cara e nessa noite temos os melhores sonhos dos últimos dias.

legenda ruim

Conhecem aquela frase mítica do vendedor que fala “Vendemos sonhos!”, pois bem os fansubs fazem melhor, eles oferecem sonhos! Essa história é verídica e graças aos fansubs assistir animes fica mais fácil e se torna mais divertido. Esse é o primeiro post da campanha e quando pensarem em comentar em baixo pedimos que nos contem como conheceram esse mundo dos fansubs e qual a importância deles na sua vida.

Nota Final

Falamos com um total de 21 fansubs em que a grande maioria aceitou participar, sabemos obviamente que muitos ficaram de fora mas não foi por considerarmos que os restantes não têm qualidade. Acontece que foi bastante difícil conseguir o contato desses 21 fansubs e os restantes não conseguimos sequer pegar o contato deles ou nem obtivemos qualquer tipo de resposta. Se você faz parte de um desses fansubs que não foram contatados e quer fazer parte da campanha basta utilizar a página de contato e em 24h te enviaremos os detalhes da mesma.

Se você que está lendo esse post faz parte um site que se dedica a divulgar a cultura dos animes e quer nos ajudar a transmitir essa mensagem, então basta divulgar esse blog ou a nossa página do facebook do jeito que quiser. O mesmo serve caso você seja apenas um fã que apoia essa ideia, pode partilhar essa campanha e os conteúdos dela com outros fãs que vocês conhecem. Só desse jeito essa campanha terá sucesso e alcançará o maior número de pessoas que ficarão informadas do importante trabalho dos fansubs.

http://www.sendspace.com/file/wqma53

Deixamos aqui esse link com um arquivo que contém umas imagens legais pra usarem do jeito que quiserem. Agradecemos a todos que leram esse post e contamos com vocês para que essa campanha seja um sucesso. =)

Anúncios

77 pensamentos sobre “Unidos Pela Qualidade!

  1. Pingback: GJ-bu@ | The Motion Picture Fansub

  2. Pingback: Gj-bu@- OVA BD – Kodomo No Omocha 13 – 10bits MKV | Bem-vindo ao Fansub Anime Land - 6 anos

  3. Desde pequeno gostava de animes, mesmo quando não sabia que isso era anime.
    Comecei vendo animes em rmvb de sites completamente aleatórios, e me perguntava quem os legenda?
    Até que em uma hora descobri os fansubs, finalmente tinha descobrido quem legendava e que estava pegando os animes de um lugar errado onde eles eram reincodados (de uma forma bem porca) e o nome
    do fansub ou a pagina principal não era nem divulgado, Graças aos fansubs pude acompanhar inumeros
    animes que jamais chegaram aqui, e mesmo que chegassem (com a qualidade dos que já chegaram) não compensa, a diferença chega ser absurda você vê que o fansub olha para aquela serie que esta legendando com todo o carinho, agora aqui eles querem diminuir o maximo de custo para tentar lucrar alguma coisa, o meu respeito para o trabalho dos fansubs é imenso (fazer uma coisa gratuita, isso consome tempo, sem contar que meia dúzia de “fãs” vive cobrando e enchendo o saco dizendo que está atrasando e demorando e blá blá blá)
    Assistir um bom anime feito por um bom fansub é o meu maior hobby, mesmo nunca tendo visto ninguém de um fansub sou e serei eternamente grato, obrigado.

  4. Um amigo me passou esse link.
    Finalmente poderei voltar a assistir animes. *–*

    Por favor, deixem aqui quais os verdadeiros fansubs. Não quero mais entrar naqueles lixos cheios de propaganda.

  5. Pingback: Unidos Pela Qualidade! |

  6. Quais fansubs estão participando do movimento?

  7. Os posts não seriam diários? Tem dias que não postam nada novo.

  8. é acho deviam ser diários
    eu só vi isto

  9. Nossa cara, sensacional essa empreitada, demais! Comecei a adentrar nesse mundo através de naruto, como na TV aberta repetia incansavelmente os mesmos primeiros 52 episódios no anime, fiquei cansado de esperar virem novos episodios pois sabia que isso duraria uma eternidade pra acontecer, e hoje em dia que o diga. Enfim, meti a cara e fui numa dessas barracas de dvd’s 3 por 10, como na época não tinha pc e não tinha maior conhecido de FAnsub ou algo parecido. Cheguei para o vendedor e perguntei se tinha novos episódios de naruto, e para minha alegria sim, aquele dia foi um dos dias mais felizes da minha vida, cheguei em casa coloquei o dvd e tinha os episódios 150 ao 163 na época nem imagina que era ou viria a ser filler, fiquei triste por não ser tratar do episodio 53 em diante, da onde tinha parado, mais fiquei mais feliz ainda por se tratar de episodios que eu nunca havia visto, isso me deixou extasiado me deixando com mais e mais vontade de comprar mais esses dvd’s assim com o tempo fui adquirindo a curiosidade, “quem faz esses legendas foderásticas com letras da musica aparecendo no começo do episodio e sua tradução em baixo e via umas descrições no meio dela, eis que futuramente descobriria que se tratava dos integrantes do grupo e suas funções dentro do tal fansub, que mais tarde ficaria sabendo que esse nome significaria legendas de fãs, e que não era legenda de nenhuma distribuidora como era acostumado até então, mais que dava de 10 a 0 em muitas.

    O primeiro fansub que vi foi o Dattebayo-BR, dali em diante fui procurando por vários animes nostalgicos em lan houses e principalmente Dragon ball, já que haviam me falado que ele tinha sido censurado, então descobri o tal Kintoun Fansub e fiquei maravilhado com suas legendas na abertura encerramento e principalmente nas lutas onde goku enfrenta jackie chun e yancha enfrenta tenshinhan, aquilo foi demais pra mim, dai pra frente só foi anime legendado pra mim. Conforme foi passando os anos fui reparando mais e mais nas legendas, qual o nome do grupo, karaokes, fontes, membros etc.

    Hoje em dia dou o devido valor aos fansubbers que prezam pela qualidade do que a quantidade, prefiro muito mais esperar mais do que ver antes e ver uma legenda broxante. “Resumindo” é isso rs.

    Muito obrigado a todos os fansubbers do Brasil principalmente os de qualidade é claro, que se mantenham firmes e fortes nessa longa e prazerosa jornada de fãs pra fãs.

    Forte abraço!

  10. Bem, minha vida com fansubbers é um pouco diferente da de muitos, principalmente porque acho que quando voltei ao mundo animístico de vez em 2004, indicado por um grande amigo que infelizmente não tenho mais tanto contato, não voltei para ver nada de imediato. Demorei um pouco até conseguir ver algo de fansubbers, mas mesmo antes de conseguir assistir alguma coisa e enquanto só baixava e armazenava, já baixava na qualidade top dos fansubbers. Tive meu primeiro HD Externo antes de ter meu 1º pc, e até hoje não tenho internet em casa, o que dificulta as coisas, mas não impossibilita. Eu fico às vezes me perguntando como é que pessoas assistem tanta coisa legendada de qualidade no mínimo duvidosa, tendo internet em casa (seja boa ou aquela mais ou menos)??

    Não descarto que realmente os sites de reencode fazem um serviço até digno, se pensarmos na comunidade otaku como um todo. Às vezes um site deste tipo salva a pátria, ao ter um anime antigo que você não encontra em nenhum outro lugar ou disponibilizar os animes em tamanho menor para quem tem internet fraca ou não vai guardar os arquivos. Na minha visão, o maior problema de muitos sites de reencode é a falta de crédito ao fansubbers, assim como vejo em muitos trackers de torrent aleatórios (pessoas upam o anime, mas na descrição não colocam o nome do subber e mudam o nome dos arquivos).
    Bem, a importância dos fansubbers para mim é imensa, assim como praticamente para todo mundo que gosta de animes, já que hoje em dia só temos os fansubbers como meio de assistirmos os animes. E mesmo em outrora, os fansubbers já eram extremamente importantes, pois a quantidade (e qualidade) de animes que nos trouxeram, foi muito mais do que a TV nos trouxe a partir dos anos 2000. Fora a parte de censura/cortes que não víamos nos animes fansubbados e tínhamos que aturar em animes na TV. Hoje em dia não passa mais anime na TV e só os fansubbers continuam com a essência do que é, foi e sempre será o fansubber: “distribuição de animes legendados de fãs para fãs”.

    E pensando no quesito mais importante levantado pela campanha, nada melhor do que assistir um anime, principalmente, com uma LEGENDA de qualidade. Bem revisada e (quase) sem erros. Eu sou muito chato com isto. Tem um amigo meu que sabe bem o que é isto e já me viu apontar inúmeros erros durante 3 episódios seguidos de um anime que assistimos juntos, depois eu parei porque percebi que isto estragaria a diversão de assistirmos o anime juntos. Mas talvez esta chatice tenha me levado aonde estou hoje, ralando em 2 subbers, mesmo com trabalho e faculdade no dia a dia. Se pudesse fazer um clone de mim mesmo para ajudar mais, eu faria. Não me gabo de ser razoavelmente bom em português para poder fazer parte de um fansub, mas sei do que sou capaz, e creio piamente que ter uma pessoa que saiba bem o pt-br é ter um bom revisor/QC, que é o que julgo minimamente necessário para que um fansub seja no mínimo bom ou seja uma boa porcaria.
    Quando reviso/QCeio uma legenda, penso primariamente em mim, como eu gostaria de ver uma legenda na mesma qualidade que estou tentando levar a quem vai assistir o que estou revisando/QCeando. Não posso pensar diferente se também sou um fã de animes e assisto animes por outros fansubbers. Isto para mim é algo simplesmente lógico. Apoio a campanha pela qualidade, sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s